Todos os Detalhes

Família Fardo Vinícola
Família Fardo Vinícola
Família Fardo Vinícola
Família Fardo Vinícola
Família Fardo Vinícola
Família Fardo Vinícola
Família Fardo Vinícola
Família Fardo Vinícola
  Família Fardo Vinícola
  Sede da Vinícola
Quatro Barras (PR) (Brasil)
  FUNDAÇÃO
2003
  PROPRIETÁRIO
Família Fardo
  ENÓLOGO RESPONSÁVEL
Renato Garcia
  NA INTERNET
Clique para visitar
  ÁREA PLANTADA

A vinícola se destaca no mercado por estar situada em município que começa a desbravar a atividade (Quatro Barras), ofertando vinhos de qualidade. Traz uma construção inovadora, pensando em um nicho de qualidade exigido pelos consumidores, aliando os vinhos finos aos momentos de prazer das pessoas, como turismo e eventos que celebram momentos importantes.

Para manter a qualidade, as uvas são cultivadas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As safras que são adquiridas com, ao menos, um ano de antecedência é totalmente acompanhada por enólogos durante a fase de crescimento do fruto e de sua colheita. “Não abrimos mão desse cuidado pois essa é a garantia da qualidade do vinho envasado. A produção da boa bebida começa lá no vinhedo, passa pelo processo e pelo cuidado da reserva”, explica Justina.

Na área da vinícola em Quatro Barras também há o parreiral. Porém, a uva é de mesa e não uva vinífera. “Segundo especialistas no plantio da uva, nossa região carece de ao menos 600 horas de sol para apresentar boa qualidade. Algo que é inimaginável aqui, próximo à Serra do Mar. Mas isso não impede que o nosso cuidado com a uva vinda das melhores regiões produtoras brasileiras se transforme em bons rótulos, pertinho de casa”, destaca Justina.

  SOBRE

De olho no turismo

A Família Fardo Vinícola está inserida no roteiro turístico ‘Sentidos do Campo’, do município de Quatro Barras, composto por 20 empreendimentos. Única a abrir as portas com o produto ‘vinho’, as visitações são um atrativo à parte. Os eventos de degustação completa, por exemplo, contemplam a explanação histórica da vinícola, com direito a participação dos proprietários Ambrosio e Justina Fardo. Na sequência, o enólogo Renato Garcia inicia a explanação técnica.

Durante o bate-papo, os visitantes acompanham de perto o espaço onde descansam os vinhos em grandes pipas e tonéis. O processo é explicado em detalhes. Em um ambiente aconchegante, os visitantes são guiados para um espaço onde descansam milhares de garrafas de safras dos últimos seis anos. O ambiente tem claridade reduzida e temperatura constante de 17 graus.

A terceira etapa da visita é ao redor de uma farta mesa recheada de pães caseiros, salames, copas, queijos e, claro, vinhos. A cada rótulo aberto, os apreciadores têm uma verdadeira aula com o enólogo sobre vinhos e sobre os vinhos da Família Fardo. O tempo para o programa leva em média duas horas e meia.

Rótulos
 
Hoje, a vinícola trabalha com uma boa variedade de rótulos e também de safras para ofertar ao público. Além disso, produtos complementares também estão disponíveis para o consumo, tais como grappas e suco de uva.

  HISTÓRICO

Família Fardo Vinícola ganha espaço e surge como alternativa de vinhos finos na Região Metropolitana de Curitiba (RMC)

Participantes de eventos gastronômicos e de festivais que ocorrem em Curitiba e região vêm se deparando frequentemente com a marca Família Fardo Vinícola. Isso ocorre porque o vinho, elaborado no município de Quatro Barras (RMC), começa a entrar no mercado com maior força após o início das atividades em 2009, ano que produziu os primeiros 5,5 mil litros do vinho Bordô e os 7,5 mil litros de Cabernet Sauvignon.

Ao chegar a 2015, a vinícola já conta com oito rótulos à disposição dos apreciadores e uma estrutura digna de espaços que os turistas apreciam nas serras catarinense e gaúcha. É em uma construção de 1.600 metros quadrados, erguida em pedra basalto e estilo arquitetônico que lembra o medieval, é que nascem os vinhos da Família Fardo. A área total da vinícola ultrapassa os 70 mil metros quadrados e foi adquirida pelos proprietários ainda em 2003. Cinco anos depois, em 2008, chegaram as primeiras pipas em madeira, vindas do Rio Grande do Sul. 

Os proprietários do espaço, o casal gaúcho Ambrosio e Justina Fardo radicado na região de Curitiba desde 1975, explica que o sonho do Ambrosio em consumir um vinho de qualidade, feito por ele mesmo, é que deu ‘vida’ ao projeto. “Somos descendentes de famílias italianas que trabalharam muito com o vinho. Porém, a bebida que produzimos hoje não está ligada a essa tradição. Mas foi a própria tradição a nossa fonte inspiradora no momento de criar a Família Fardo Vinícola”, explica Ambrosio. 

A ideia então foi elaborar um vinho que pudesse unir o sabor da bebida e o ‘sabor’ do momento vivido pelas pessoas. “O caminho para a qualidade é fazer algo de ponta, aquilo que fazemos para a família da gente”, frisa Ambrosio. O conceito se consolidou com a materialização dos vinhos. Seria impossível somente a família degustar toda a produção. Quem ganha com isso são os amantes da bebida que agora também podem saborear os deliciosos rótulos produzidos pelo casal a estilo de quem produz algo voltado para a própria família.

Sobre os proprietários

Casados há 38 anos, Ambrosio Fardo é natural de Farroupilha e Justina Fardo, de Encantado. Os dois chegaram ao Paraná na mesma época, em 1975, no mesmo dia em que a histórica nevasca caia sobre a cidade. “Achei que a região era fria e que seria assim todos os anos. De lá para cá não vi mais a neve na cidade”, relembra Justina. Mesmo descendentes de imigrantes italianos e que trabalharam no cultivo da uva e produção do vinho no Rio Grande do Sul, o casal construiu sua trajetória profissional longe dos parreirais.
 
Empresários do ramo moveleiro e do plástico, eles têm nas veias o espírito empreendedor. A primeira marca paranaense no desenvolvimento da cor para o plástico, a Colorfix Masterbatches foi fundada pelo casal há 25 anos. Hoje, a dedicação do casal está totalmente voltada para a Família Fardo Vinícola.
 
“Iniciamos uma nova jornada profissional ainda mais prazerosa e que atende a um sonho de minha juventude: elaborar um vinho para ser saboreado por nós, amigos e apreciadores de um bom vinho”, resume Ambrosio.

CONHEÇA OS VINHOS
TEMOS CADASTRADOS
Venha conhecer os vinhos da Família Fardo Vinícola com a gente!
Veja as Fichas