Todos os Detalhes

Monte dos Cabaços
Monte dos Cabaços
Monte dos Cabaços
Monte dos Cabaços
Monte dos Cabaços
Monte dos Cabaços
  Monte dos Cabaços
  Sede da Vinícola
Estremoz (Portugal)
  FUNDAÇÃO
1992
  PROPRIETÁRIO
Família Cabaço
  ENÓLOGO RESPONSÁVEL
Susana Estéban
  NA INTERNET
Clique para visitar
  ÁREA PLANTADA

De um total de 130 hectares de vinha, entre uva branca e tinta, 55 ficaram para o projeto Monte dos Cabaços, com os restantes a irem para o filho Tiago Cabaço.

  SOBRE

Margarida Cabaço, chef do Restaurante São Rosas, decide em 2001 explorar a combinação entre a gastronomia e o vinho, criando o seu próprio projeto: o Monte dos Cabaços. 

Hoje já na companhia da geração mais nova nova da família e ao lado de Susana Estéban, responsável pela enologia, dedicam-se à produção do Monte dos Cabaços Colheita Seleccionada, o Monte dos Cabaços Reserva e às Edições Especiais do Margarida Branco Edição Especial Encruzado e Margarida Tinto Edição Especial Alicante Bouschet, feitos a partir da melhor casta do ano.

A qualidade excepcional do terroir tem permitido uma apurada seleção das diferentes castas. As uvas são provadas ainda na vinha, vindimadas manualmente e depois escolhidas de acordo com os mesmos padrões de qualidade que a chef estabelece na sua cozinha.

A fermentação é feita em lagares com pisa a pé e em cubas de inox com controle de temperatura, seguindo-se um longo estágio em garrafa. 

Os lotes mantidos em barricas de carvalho francês, estagiam entre 6 a 18 meses e dão origem ao Monte dos Cabaços Reserva e às Edições Especiais Margarida.

  HISTÓRICO

Por vezes as decisões acertadas que tomamos na vida abrem os caminhos do sucesso, esta como muitas outras é uma história de sucesso. Tudo começou quando a jovem Margarida chegou a Estremoz, e quis o destino que fosse ali encontrar o seu amor, Joaquim Cabaço, descendente da família Cabaço.

Joaquim desde cedo aprendeu as artes do campo e da vinha, foi ele o responsável por plantar as atuais vinhas com a sua mulher Margarida em 1992.

Sem produção ou adega própria, toda a plantação de uva era vendida a produtores da região, por outro lado era a paixão pela cozinha que iria levar, em 1994, Margarida Cabaço a inaugurar um dos templos da cozinha alentejana, o Restaurante São Rosas.

Apesar de toda a arte e maestria que Margarida colocava em sua cozinha, sentiu em determinado momento a necessidade de a complementar com algo mais, com algo que tivesse também o seu cunho, a sua mão. Nascia com a colheita de 2001 o projeto "Monte dos Cabaços", e as uvas que antes eram vendidas, agora davam origem ao primeiro vinho do casal, curiosamente um Syrah produzido a partir de uma vinha com três anos.

Hoje em dia a gama de vinhos cresceu e está mais composta, a enologia está a cargo da enóloga Susana Estéban mas cabe sempre a Margarida a última palavra. O processo de escolha começa na vinha, tal como o faz aos produtos que coloca no São Rosas, critério de qualidade sempre presente.

Os melhores lotes têm direito a passar por barrica e quando se mostram de patamar superior vão para o Monte dos Cabaços Reserva. Quanto à gama de vinhos especiais de nome Margarida, são vinhos elaborados com a melhor casta de cada colheita, da qual uma parte ajuda a complementar os lotes dos vinhos restantes.

CONHEÇA OS VINHOS
TEMOS CADASTRADOS
Venha conhecer os vinhos da Monte dos Cabaços com a gente!
Veja as Fichas