Todos os Detalhes

Quinta Vale de Fornos
Quinta Vale de Fornos
Quinta Vale de Fornos
Quinta Vale de Fornos
Quinta Vale de Fornos
Quinta Vale de Fornos
Quinta Vale de Fornos
Quinta Vale de Fornos
Quinta Vale de Fornos
Quinta Vale de Fornos
  Quinta Vale de Fornos
  Sede da Vinícola
Tejo (Portugal)
  FUNDAÇÃO
1787
  ENÓLOGO RESPONSÁVEL
Nuno Morais
  NA INTERNET
Clique para visitar
  ÁREA PLANTADA

A Quinta Vale de Fornos, localizada no extremo sudoeste da região do Tejo, escreve a sua história desde o século XIX, quando foi construída e serviu de prenda de casamento à filha mais nova de D. Antónia Ferreira (Ferreirinha).

É da transição entre as terras de Campo com o Bairro, que aparece o complexo terroir das nossas vinhas, orografia irregular entre vales, encostas e colinas, solos argilo-calcários, arenosos e franco-argilosos, com castas variadas: Castelão, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Aragonês e Syrah, nas tintas, e Fernão Pires, Riesling, Chardonnay, Sauvignon Blanc, nas brancas.

Toda esta complexidade permite à Quinta aproveitar ao máximo o potencial das suas terras para produzir vinhos de qualidade e marcar pela diferença os seus produtos.

  EXPORTAÇÃO

Tendo em conta o atual cenário do mundo vitivinícola, a Quinta Vale de Fornos sentiu a necessidade de evoluir dos tradicionais vinhos de quinta e adaptação dos mesmos a novos mercados, tais como a China, Brasil, Colômbia, Canadá entre outros.

Na Europa exporta para a Bélgica e Polônia e está a entrar noutros países, sendo que atualmente a exportação pesa 40% da sua produção.

  SOBRE

Projeto de Revitalização
Criou-se um projeto de revitalização da Quinta, passando em primeira instância pela implementação de mais 40 hectares de vinha, onde constam castas de relevo nacional e internacional, tais como Fernão Pires, Arinto, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Gewürztraminer nas variedades brancas, e Syrah, Touriga Nacional, Touriga Franca, Cabernet Sauvignon, Tempranillo, Castelão, Alicante Bouchet, Caladoc e Baga para as tintas.

Numa segunda fase, existirá também uma renovação das adegas seculares, de modo a adaptá-las às exigências enológicas dos dias de hoje, tendo a preocupação de manter os traços e registros da sua origem, passando a ser um dos ex-libris da Quinta.

  HISTÓRICO

A Quinta Vale de Fornos é uma das mais antigas e marcantes da região. Situada a 35 km de Lisboa, mais precisamente na Azambuja e inserida na região vitivinícola do Tejo, beneficia-se de uma excelente localização e de uma deslumbrante envolvência paisagística.

A propriedade conta com 200 hectares, e é hoje o resultado da história que por ali passou ao longo dos séculos e onde surgem pontos de referência marcantes na história do país. A casa senhorial data do século XVIII, cujo traço e cor sempre foram mantidos. A Quinta goza de uma forte tradição, tanto pela antiguidade e pelo patrimônio, como pela ligação a ilustres famílias da nobreza portuguesa.

Tendo sida adquirida, em 1972, pelos atuais proprietários a D. Pedro de Bragança, esta propriedade foi oferecida por D. Antónia Ferreira (Ferreirinha) como prenda de casamento de sua filha com o 3º Conde de Azambuja. Outras referências importantes foram a passagem de Cristóvão Colombo pelos vinhedos, a caminho da casa de D. João II em Vale do Paraíso, para comunicar ao Rei a descoberta da América e o albergue das tropas de Napoleão na propriedade durante as invasões francesas, entre outras que estão em estudo.

CONHEÇA OS VINHOS
TEMOS CADASTRADOS
Venha conhecer os vinhos da Quinta Vale de Fornos com a gente!
Veja as Fichas