Todos os Detalhes

Solar das Bouças
Solar das Bouças
Solar das Bouças
Solar das Bouças
  Solar das Bouças
  Sede da Vinícola
Vinho Verde (Portugal)
  PROPRIETÁRIO
Família Van Zeller
  ENÓLOGO RESPONSÁVEL
Álvaro van Zeller
  NA INTERNET
Clique para visitar
  ÁREA PLANTADA

Dos cerca de 34 hectares de área total da quinta, 24 estão preenchidos com vinha, cabendo à casta Loureiro a maior fatia: 20 hectares. Os restantes 4 são repartidos pela casta Alvarinho (2,5 hectares plantados à entrada da quinta) e à casta Arinto, mais conhecida na região como Pedernã.
 
No que respeita ao tipo de plantação utilizado na quinta, convivem 2 sistemas de condução: o cordão unilateral e a latada ou ramada implantada, utilizada  principalmente sobre áreas improdutivas da propriedade (como estradas e caminhos).

  SOBRE

Situada a 15 Km de Braga, a Quinta “Solar das Bouças” estende-se por 34 hectares de vinhas e arvoredos de um verde exuberante, confinando cerca de 800 m com a margem direita do Rio Cávado.
 
O seu nome, Solar das Bouças, remonta ao século XVIII, altura em que foi erguida no centro da quinta uma majestosa casa senhorial – o Solar e ao fato de à data existirem muitos pequenos bosques ou bouças espalhados pela propriedade.
 
Hoje, o Solar das Bouças é considerado uma das principais e mais conceituadas quintas produtoras de Vinho Verde, tendo sido uma das primeiras a apostar nas potencialidades dos “Vinhos de Quinta”.
 
Lançada a marca com grande êxito, o velho Solar e as casas de lavoura da quinta foram entretanto alvo de obras de recuperação transformando o Solar das Bouças também num destino a ter em conta por quantos apreciam uma estadia em harmonia com a natureza, tranquilidade, sossego e conforto.
 
Associado à excelência dos seus vinhos, a propriedade tornou-se um ponto incontornável para quem visita a região e percorre a “Rota dos Vinhos Verdes”.
 
Além de poder usufruir de uma degustação de vinhos da quinta, os quais poderá adquirir no local, pode também aproveitar para percorrer um interessante percurso pedestre, especialmente criado para que passe momentos de lazer e diversão.

  HISTÓRICO

O Solar das Bouças, remonta ao século XVIII e, como muitas outras propriedades congêneres da região, teve uma história atribulada.
 
Há pouco mais de cinquenta anos estava praticamente arruinado, até que foi adquirido por alguém que lhe deu o merecido valor. Referimo-nos a Albano Castro Sousa, que transformou o Solar das Bouças numa das mais respeitadas casas produtoras de Vinho Verde e um dos primeiros a apostar nas potencialidade dos vinhos de quinta.
 
No entanto, este impulsionador dos vinhos e sua marca, por volta dos finais dos anos 90 vendeu a propriedade à firma de Vinho do Porto "Quinta do Noval", pertença da família van Zeller.
 
Anos mais tarde, quando a família decidiu alienar a Quinta do Noval, um dos familiares, Fernando van Zeller, decidiu ficar na posse deste vasto patrimônio,  tendo nessa altura sido iniciada uma nova fase de desenvolvimento desta quinta. Iniciaram-se as obras de recuperação das casas da propriedade, nomeadamente a recuperação e reconstrução total do velho solar.
 
Concluída esta fase, inicia-se também a replantação de toda a propriedade com novas vinhas e diferentes castas, possibilitando desta forma a necessária renovação, mantendo sempre a preocupação na excelência da produção do vinho Solar das Bouças.

CONHEÇA OS VINHOS
TEMOS CADASTRADOS
Venha conhecer os vinhos da Solar das Bouças com a gente!
Veja as Fichas