Todos os Detalhes

Vinícola Almaúnica
Vinícola Almaúnica
Vinícola Almaúnica
Vinícola Almaúnica
Vinícola Almaúnica
Vinícola Almaúnica
Vinícola Almaúnica
Vinícola Almaúnica
  Vinícola Almaúnica
  Sede da Vinícola
Bento Gonçalves (RS) (Brasil)
  FUNDAÇÃO
2008
  PROPRIETÁRIO
Magda Brandelli e Márcio Brandelli
  NA INTERNET
Clique para visitar
  ÁREA PLANTADA

O Cenário
O espírito do vinho cerca o visitante da Almaúnica desde sua chegada. O acesso à cantina é feito por uma estrada com 2,5 hectares de vinhedos de Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay. Os vinhedos, assim como a vinícola, possuem orientação solar norte-sul, o que significa ensolação durante todo o dia e um clima europeu por todos os lados.

Projetada para ser um atrativo enoturístico, a Almaúnica aproveita ao máximo o terreno e suas declividades para a elaboração de vinhos e espumantes e para receber os visitantes. Eles podem circular por toda a área sem interromper o processo de vinificação.

  PRODUÇÃO ANUAL

Tecnologia e Gravidade
Um dos principais diferenciais na elaboração dos vinhos e espumantes Almaúnica é o uso eficiente da força da gravidade. A essência do processo de passagem pelos estágios de produção tem como único impulso a gravidade. Dessa forma, a uva vai para os tanques sem bombeamento, o que anula os riscos de que sementes e cascas sejam esmagadas, alterando o sabor da bebida.

Além disso, o envase dos barris e o engarrafamento são também por gravidade, ou seja, de forma lenta, natural e sem a consequente entrada de oxigênio resultante do bombeamento, que oxidaria o vinho e o faria perder seu aroma.

Maturação em Barricas de Carvalho
Nas caves subterrâneas é onde se respira o vinho em sua essência. É nelas que se descobre porque ele é uma bebida tão especial. São vinhos respirando suavemente, amadurecendo enquanto ganham complexidade dentro de barricas importadas de renomadas tonelarias francesas e americanas.

O clima único das caves faz com que o visitante navegue por um mundo diferente, repleto de encantos e de uma cultura vitivinícola secular, mas ao mesmo tempo moderna e inovadora.

Repouso nas Caves Subterrâneas
Após os vinhos tintos Reserva terem maturação em barricas de carvalho por um período de 12 a 24 meses e os vinhos Tops e de safras históricas por um período de 24 a 36 meses, os mesmos são envasados em garrafas e ficam em repouso nas caves subterrâneas por pelo mínimo mais 12 meses.

Método Champenoise
O método champenoise, também chamado de “Método Tradicional”, gera espumantes de maior complexidade e elegância, com a obtenção de uma perlage fina e constante.

Consiste em obter gás carbônico numa segunda fermentação, ocorrida dentro da própria garrafa. Após dá-se o envelhecimento e, nesse período, o líquido permanece sob as borras das leveduras, o que lhe confere cremosidade. Em seguida, a garrafa é submetida à remouage – operação lenta e manual de girar a garrafa diariamente, posicionada no pupitre (suportes de madeira furados, dispostos em forma de V invertido a 25°, nos quais são colocadas as garrafas).

É esse processo que faz com que as borras da segunda fermentação se concentrem no gargalo, sem turvar o líquido. Em seguida, faz-se o dégorgement, fase em que o gargalo é congelado e a garrafa é aberta sob pressão, para que as borras sejam retiradas. É nesse momento que se acrescenta o licor de expedição (uma mistura de vinho e açúcar) e a rolha definitiva.

  SOBRE

Degustação e Varejo
A Vinícola Almaúnica tem uma localização privilegiada no coração do Vale dos Vinhedos. Ao visitar as nossas instalações, você tem acesso direto ao varejo, podendo degustar e adquirir nossos produtos ao mesmo tempo em que aprecia a bela visão dos vinhedos da própria vinícola e a paisagem exuberante da natureza do Vale. Será um privilégio recebê-lo!

  HISTÓRICO

Fundada em 2008, a Vinícola Almaúnica tem em seu DNA uma paixão secular pelos vinhos. Foi criada pelos irmãos gêmeos Magda e Márcio Brandelli na cidade de Bento Gonçalves. Filhos de Laurindo Brandelli e Doracy Brandelli, os irmãos montaram uma empresa que alia tradição familiar na cultura do vinho com propostas inovadoras, embasadas no desejo de elaborar produtos nos quais se expressa o amor e o carinho pelas videiras e arte de elaborar vinhos com alegria e prazer.

Magda e Márcio pertencem à quarta geração de uma família que nasceu para produzir vinhos. Uma história que começou em 1887, quando o imigrante italiano Marcelino Brandelli chegou à região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, trazendo na bagagem a paixão pelas videiras. Após passarem um período trabalhando na vinícola da família, que leva o nome do pai, os irmãos decidiram seguir um caminho próprio.

A Vinícola Almaúnica elabora vinhos e espumantes com o máximo cuidado e dedicação, da videira à garrafa. Aliando tradição às técnicas mais modernas de elaboração para consumidores cada vez mais informados e exigentes.

A Almaúnica foi planejada para produzir garrafas limitadas de cada vinho e assim se tornar um conceito na elaboração de vinhos finos e espumantes. No enoturismo, apresenta aos visitantes: modernidade nos processos e conhecimentos seculares de elaboração, de uma gente que nasceu pra isso.

CONHEÇA OS VINHOS
TEMOS CADASTRADOS
Venha conhecer os vinhos da Vinícola Almaúnica com a gente!
Veja as Fichas