Todos os Detalhes
Bento Gonçalves (RS) (Brasil)
2008
Magda Brandelli e Márcio Brandelli
O Cenário
O espírito do vinho cerca o visitante da Almaúnica desde sua chegada. O acesso à cantina é feito por uma estrada com 2,5 hectares de vinhedos de Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay. Os vinhedos, assim como a vinícola, possuem orientação solar norte-sul, o que significa ensolação durante todo o dia e um clima europeu por todos os lados.
Projetada para ser um atrativo enoturístico, a Almaúnica aproveita ao máximo o terreno e suas declividades para a elaboração de vinhos e espumantes e para receber os visitantes. Eles podem circular por toda a área sem interromper o processo de vinificação.
Tecnologia e Gravidade
Um dos principais diferenciais na elaboração dos vinhos e espumantes Almaúnica é o uso eficiente da força da gravidade. A essência do processo de passagem pelos estágios de produção tem como único impulso a gravidade. Dessa forma, a uva vai para os tanques sem bombeamento, o que anula os riscos de que sementes e cascas sejam esmagadas, alterando o sabor da bebida.
Além disso, o envase dos barris e o engarrafamento são também por gravidade, ou seja, de forma lenta, natural e sem a consequente entrada de oxigênio resultante do bombeamento, que oxidaria o vinho e o faria perder seu aroma.
Maturação em Barricas de Carvalho
Nas caves subterrâneas é onde se respira o vinho em sua essência. É nelas que se descobre porque ele é uma bebida tão especial. São vinhos respirando suavemente, amadurecendo enquanto ganham complexidade dentro de barricas importadas de renomadas tonelarias francesas e americanas.
O clima único das caves faz com que o visitante navegue por um mundo diferente, repleto de encantos e de uma cultura vitivinícola secular, mas ao mesmo tempo moderna e inovadora.
Repouso nas Caves Subterrâneas
Após os vinhos tintos Reserva terem maturação em barricas de carvalho por um período de 12 a 24 meses e os vinhos Tops e de safras históricas por um período de 24 a 36 meses, os mesmos são envasados em garrafas e ficam em repouso nas caves subterrâneas por pelo mínimo mais 12 meses.
Método Champenoise
O método champenoise, também chamado de “Método Tradicional”, gera espumantes de maior complexidade e elegância, com a obtenção de uma perlage fina e constante.
Consiste em obter gás carbônico numa segunda fermentação, ocorrida dentro da própria garrafa. Após dá-se o envelhecimento e, nesse período, o líquido permanece sob as borras das leveduras, o que lhe confere cremosidade. Em seguida, a garrafa é submetida à remouage – operação lenta e manual de girar a garrafa diariamente, posicionada no pupitre (suportes de madeira furados, dispostos em forma de V invertido a 25°, nos quais são colocadas as garrafas).
É esse processo que faz com que as borras da segunda fermentação se concentrem no gargalo, sem turvar o líquido. Em seguida, faz-se o dégorgement, fase em que o gargalo é congelado e a garrafa é aberta sob pressão, para que as borras sejam retiradas. É nesse momento que se acrescenta o licor de expedição (uma mistura de vinho e açúcar) e a rolha definitiva.
Degustação e Varejo
A Vinícola Almaúnica tem uma localização privilegiada no coração do Vale dos Vinhedos. Ao visitar as nossas instalações, você tem acesso direto ao varejo, podendo degustar e adquirir nossos produtos ao mesmo tempo em que aprecia a bela visão dos vinhedos da própria vinícola e a paisagem exuberante da natureza do Vale. Será um privilégio recebê-lo!
Fundada em 2008, a Vinícola Almaúnica tem em seu DNA uma paixão secular pelos vinhos. Foi criada pelos irmãos gêmeos Magda e Márcio Brandelli na cidade de Bento Gonçalves. Filhos de Laurindo Brandelli e Doracy Brandelli, os irmãos montaram uma empresa que alia tradição familiar na cultura do vinho com propostas inovadoras, embasadas no desejo de elaborar produtos nos quais se expressa o amor e o carinho pelas videiras e arte de elaborar vinhos com alegria e prazer.
Magda e Márcio pertencem à quarta geração de uma família que nasceu para produzir vinhos. Uma história que começou em 1887, quando o imigrante italiano Marcelino Brandelli chegou à região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, trazendo na bagagem a paixão pelas videiras. Após passarem um período trabalhando na vinícola da família, que leva o nome do pai, os irmãos decidiram seguir um caminho próprio.
A Vinícola Almaúnica elabora vinhos e espumantes com o máximo cuidado e dedicação, da videira à garrafa. Aliando tradição às técnicas mais modernas de elaboração para consumidores cada vez mais informados e exigentes.
A Almaúnica foi planejada para produzir garrafas limitadas de cada vinho e assim se tornar um conceito na elaboração de vinhos finos e espumantes. No enoturismo, apresenta aos visitantes: modernidade nos processos e conhecimentos seculares de elaboração, de uma gente que nasceu pra isso.