Todos os Detalhes

Vinícola Aurora
Vinícola Aurora
1905 - Foto da cidade de Bento Gonçalves, berço da Vinícola Aurora

1905 - Foto da cidade de Bento Gonçalves, berço da Vinícola Aurora

1931 - A Cooperativa Vinícola Aurora é fundada

1931 - A Cooperativa Vinícola Aurora é fundada

1940 - Caminhão carregado, pronto para entregar as uvas na Vinícola

1940 - Caminhão carregado, pronto para entregar as uvas na Vinícola

1950 - Mais uma imagem mostra a rua onde está atualmente a Vinícola Aurora em época de safra

1950 - Mais uma imagem mostra a rua onde está atualmente a Vinícola Aurora em época de safra

1960 - Safra no momento da colheita

1960 - Safra no momento da colheita

1970 - Recebimento da safra na matriz

1970 - Recebimento da safra na matriz

1980 - Roteiro turístico remodelado

1980 - Roteiro turístico remodelado

1990 - Investimentos constantes em tecnologia ampliam a qualidade do vinho

1990 - Investimentos constantes em tecnologia ampliam a qualidade do vinho

2000 - Remodelamento do roteiro turístico

2000 - Remodelamento do roteiro turístico

2010 - Sala de degustação na matriz da Vinícola Aurora

2010 - Sala de degustação na matriz da Vinícola Aurora

  Vinícola Aurora
  Sede da Vinícola
Bento Gonçalves (RS) (Brasil)
  FUNDAÇÃO
1931
  PROPRIETÁRIO
Cooperativa Vinícola Aurora
  NA INTERNET
Clique para visitar
  PRODUÇÃO ANUAL

Cooperativismo
A Cooperativa Vinícola Aurora tem sua sede no coração de Bento Gonçalves, a capital brasileira da uva e do vinho. Hoje, é com orgulho que podemos afirmar que somos o maior empreendimento do gênero no Brasil, com mais de 1.100 famílias associadas, 55 milhões de kg de uvas por ano (42 milhões de litros de vinhos, sucos e derivados) e uma estocagem de 70 milhões de litros em uma área construída que chega a 110.000 m2. Uma cooperativa de sucesso com lucros que são divididos para todos os seus cooperados.
O desenvolvimento social através do cooperativismo é um dos pilares da sustentabilidade. Na Aurora, os agricultores cooperados contam com a orientação direta dos técnicos da Vinícola, responsáveis pelo acompanhamento de todas as etapas do vinhedo. Além disso, no moderno parque industrial, seguimos um processo que envolve alta tecnologia e rigorosos padrões de qualidade, passando também pela otimização da aquisição de insumos diversos através da avaliação e qualificação de fornecedores.

  SOBRE

Certificação
Nos últimos anos, a Vinícola Aurora conquistou certificações importantes, que comprovam a qualidade dos produtos e o compromisso com o meio ambiente. Esses reconhecimentos são concedidos pela Det Norske Veritas, organismo credenciado pelo Inmetro, com base em apurações precisas e rigorosas.
A Aurora foi a primeira vinícola da serra gaúcha a conquistar o ISO 9001:2008, atestando qualificação no desenvolvimento, elaboração e processamento de vinhos e derivados.
Foi também a primeira do RS a receber, em julho de 2006, o certificado ISO 14001:2004, sendo atestada pela responsabilidade no Sistema de Gestão Ambiental.
A Vinícola Aurora conta ainda com a certificação FSSC 22000 - Foundation for Food Safety Certification, de sistema de gestão da segurança dos alimentos, que garante a qualidade dos produtos elaborados pela empresa para o mundo.
A FSSC 22000 foi criada tendo como base a norma de segurança alimentar ISO 22000, agregando requisitos de boas práticas de fabricação e biovigilância. Mais do que isso, ela harmoniza requisitos específicos estabelecidos anteriormente por fabricantes e varejistas no mundo, tornando mais fácil às empresas certificadas vender seus produtos para uma variada gama de clientes.

Sustentabilidade
Atualmente, uma empresa que se diz sustentável deve atender ao que chamamos de Triple Bottom Line: people, planet and profit (pessoas, planeta e lucros). Como uma cooperativa que investe constantemente nessa característica, a Vinícola Aurora possui diversas iniciativas que beneficiam não apenas o dia a dia de nossos cooperados, mas o futuro do nosso planeta.
Entre as nossas ações de preservação e conscientização, destacam-se iniciativas como a coleta seletiva e gerenciamento adequado de resíduo, o envolvimento do quadro social na separação e coleta das embalagens de agroquímicos, a promoção da educação ambiental através de palestras e assembléias nas comunidades e a redução de impactos ambientais significativos através da otimização das etapas do processo.
O tripé da sustentabilidade é composto por pilares consistentes para o crescimento da Cooperativa Vinícola Aurora: desenvolvimento econômico, responsabilidade social e gestão ambiental.
Através da relação com investidores e empreendedores, desenvolvemos um modelo voltado para a lucratividade, enquanto a responsabilidade social se faz presente em nossas iniciativas de cidadania, no engajamento das partes interessadas e na geração de empregos. 
Além disso, o investimento cada vez maior em preservação ambiental, eco-eficiência e energias renováveis marcam a nossa preocupação com o presente e a nossa responsabilidade com um futuro cada vez mais limpo e consciente.

Tecnologia e Pesquisa
A preocupação com o desenvolvimento de uma tecnologia brasileira da uva e do vinho é antiga. E a Cooperativa Vinícola Aurora não tem economizado em investimentos capazes de melhorar a qualidade de sua produção.
Há muitos anos, a empresa criou um departamento onde passou a fornecer mudas a seus associados. Hoje, quando um produtor manifestar o interesse em implantar um novo varietal, são os técnicos da Aurora que opinarão sobre o tipo de vinha mais adequada para o local.
Através da análise do solo, do levantamento da predominância dos ventos, do cálculo da média de insolação e do microclima da região, decide-se qual a variedade mais adequada e capaz de obter a melhor produtividade e qualidade.

Pesquisas
Ao lado dos Centros Tecnológicos, a Aurora mantém um departamento de pesquisa que é, na verdade, uma pequena unidade de vinificação. Nesse setor, os técnicos fazem testes anuais com enzimas e leveduras utilizadas na safra à procura de novos resultados. Os melhores, depois de aprovados na prática, são aproveitados nas unidades de elaboração e passam a integrar a qualidade final da empresa.

  HISTÓRICO

A história da AURORA inicia em 1875, com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália. Estabelecidos no sul do Brasil, na Serra Gaúcha, onde encontraram paisagens e clima similares aos de seu país de origem. Assim, os hábitos e a cultura européia não foram abandonados, e a antiga arte da vitivinicultura logo foi retomada.
No dia 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero no Brasil: A COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA. Um ano mais tarde, já contabilizava a produção coletiva de 317 mil quilos de uvas e fixava a base de um empreendimento destinado a ser não apenas o maior, mas também um dos mais qualificados tecnologicamente.
Hoje, bem no coração de Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora é a maior do Brasil. Mais de 1.100 famílias se associaram à cooperativa, sendo a produção orientada por técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor – fornecendo toda a assistência necessária. A equipe técnica se responsabiliza pelo acompanhamento permanente do processo industrial e pela qualidade final dos produtos, sempre com a atenção voltada para o desenvolvimento de uma tecnologia de ponta.
A conquista da posição que ocupa há mais de duas décadas foi possível graças à constante modernização de seu parque industrial, à alta tecnologia de suas unidades e aos rigorosos padrões exigidos nos processos de produção. O cuidado extremo com a rotina produtiva, observado a partir da plantação das mudas ao engarrafamento do produto, faz parte da receita de crescimento constante do empreendimento durante todos esses anos.

CONHEÇA OS VINHOS
TEMOS CADASTRADOS
Venha conhecer os vinhos da Vinícola Aurora com a gente!
Veja as Fichas