Todos os Detalhes

Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
Vinícola Pericó
  Vinícola Pericó
  Sede da Vinícola
São Joaquim (SC) (Brasil)
  FUNDAÇÃO
2002
  NA INTERNET
Clique para visitar
  SOBRE

A linha de espumantes e vinhos da Pericó tem um grande diferencial, pois são produzidos com uvas de castas francesas, principalmente cabernet sauvignon e merlot. Todavia o pinot noir da altitude é também muito especial, assim como chardonnay e sauvignon blanc, que possuem sabores inigualáveis.

A história da Pericó inicia em 27 de setembro de 2002, quando planejou e preparou por dois anos o terroir, com viradas do solo e adubos por quatro vezes, para no final de 2004 plantar suas castas francesas. O padrão de mudas, o terroir e as podas técnicas nas espaldeiras, somados ao sol e ao frio noturno – condições climáticas formidáveis – foram fatores fundamentais para a Pericó Vinhos receber 23 prêmios até a 8ª safra (2014).

A equipe técnica da Pericó dedica-se ao cultivo e maturação das uvas, sempre pensando em qualidade. Técnicas dos assessores e consultores (Alemanha, Itália, Brasil) foram aplicadas e integradas ao vinhedo desde o início do projeto, resultando na rápida evolução da Pericó Vinhos.

A Vinícola Pericó compreende somente o terroir, terceirizando a produção de seus vinhos.

Nossa filosofia é: “Produzir uvas de qualidade, sãs, maduras e no estágio ótimo de colheita”, depois enviamos aos parceiros onde são elaborados os vinhos com as técnicas clássicas, elaborando um vinho que expressa o “terroir” de altitude na sua melhor forma.

  HISTÓRICO

Ensolarado e com noites frias, o Pericó Valley, em São Joaquim, foi o escolhido para abrigar o vinhedo da Pericó por seu terroir de altitude. A preparação das terras durou 2 anos. O plantio das mudas francesas das variedades Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc iniciou no final de 2004. Na primeira fase, foram 15 hectares de área cultivada.

A cada safra, até atingir a maturação, as uvas são avaliadas semanalmente para serem colhidas no pico máximo de cor e açúcares. Assim é possível elaborar vinhos estruturados e de alta qualidade. 2011 foi o ano da 5ª safra da Vinícola Pericó, ano em que as parreiras atingem sua maturidade e equilíbrio.

Em 2007, a Vinícola lançou seu primeiro vinho, o Taipa Rosé. Em outubro de 2008, um passo ousado: o lançamento do primeiro espumante da região, o Cave Pericó Branco e Rosé Brut, produzidos pelo método Charmat. Em 2010, mais uma ação pioneira: a Pericó lançou o 1º Icewine do Brasil.

Tantas conquistas em tão pouco tempo são resultado do trabalho, competência e cuidado de toda equipe da Vinícola Pericó, que se dedica a cada etapa do crescimento e maturação das uvas com todo o cuidado necessário para preservar a qualidade única dos frutos das terras de altitude. Assim são produzidos os vinhos e espumantes que conquistam os melhores paladares.

CONHEÇA OS VINHOS
TEMOS CADASTRADOS
Venha conhecer os vinhos da Vinícola Pericó com a gente!
Veja as Fichas